“A história justifica tudo quando se quer. Ela não ensina rigorosamente nada, pois contém tudo e dá exemplos de tudo.” (Paul Valéry)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROVA DE HISTÓRIA 8º ANO - COLÉGIO MONTEIRO LOBATO



                                                                  COLÉGIO MONTEIRO LOBATO
CAMAPUÃ - MS
   Professora: Marcela Marangon Ribeiro                            Ano/Série: 8º ano
      Aluno (a): __________________________________________________ Data 18/06/2012

PROVA DE HISTÓRIA

 1.  Como foi chamado o golpe que modificou a exigência constitucional, antecipando a maioridade de D. Pedro II?

a)    Golpe Constitucional.
b)    Tratado de Tordesilhas.
c)    Golpe da Maioridade.
d)    Golpe Militar
e)    n.d.a.
 2.     Assinale a alternativa correta:

a)    A Lei do Ventre Livre marcou o fim da tolerância brasileira ao trafico Negreiro.
b)    A Lei Eusébio de Queirós dava liberdade aos filhos de escravas nascidas após 1871.
c)    A Lei dos Sexagenários dava liberdade aos escravos que sofrem algum tipo de acidente de trabalho.
d)    A Lei do Ventre Livre dava liberdade aos filhos de escravas nascidos após 1871.
e)    Todas as alternativas estão corretas.

3. Qual foi o produto que promoveu um grande avanço na região Sudeste devido a grande quantidade de exportação para a Europa e os Estados Unidos?

a)    Açúcar.
b)    Café.
c)    Borracha.
d)    Milho.
e)    Soja

4. Sobre o processo de industrialização marque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas.

a)    (  ) Foi com capital financeiro decorrente das exportações de café que as primeiras industrias surgiram.
b)    (    ) O surgimento das industrias no Brasil tem uma intima ligação com a economia açucareira.
c)    (     ) Foi para atender a demanda da produção cafeeira que os primeiros  investimentos industriais foram feitos.
d)    (  ) O capital cafeeiro acumulado permitiu desenvolvimento em outras áreas, alem da agricultura.
e)    (       ) Todas as alternativas são verdadeiras.

 5.  Qual o nome da disputa territorial envolvendo o Brasil com inicio em 1864, e  considerado um dos maiores conflitos bélicos da América Latina?

a)    Guerra do Paraguai
b)    Guerra Latino Americana
c)    Disputa cafeeira
d)    Golpe de Estado
e)    n.d.a.

6.  “essas medidas (abolicionistas) adotadas pelo governo do Segundo Reinado foram apenas para inglês ver”
Assinale a alternativa que faz referencia a essa expressão “para inglês ver”.
a)    Queria dizer que todas as leis brasileiras deveriam ser escritas em inglês.
b)    Todas as leis que fossem criadas no Brasil deveriam ter a aprovação do governo inglês.
c)    Como a Lei Eusébio de Queirós não foi respeitada em 1885, ficou apenas para inglês ver.
d)    Em 1881 foi aprovada uma lei contra o tráfico de escravos, que não funcionou. Todos sabiam que a lei servia apenas para acalmar a Inglaterra, ou seja, não era cumprida. Foi assim que surgiu a expressão “para inglês ver”.
e)    n.d.a.
   7.    Assinale a alternativa que se refere a frase: “é o estado ou a condição de quem é livre para agir conforme sua própria determinação, desde que não interfira na liberdade de outrem”.  Tipo de pensamento defendido por Adam Smith, precursor desta ideologia.

a)    Cooperativismo.
b)    Liberalismo.
c)    Ideologia.
d)    Anarquismo.
e)    n.d.a.

 8. Complete as lacunas:

SOCIALISMO – ANARQUISMO – COOPERATIVISMO

a)    O_____________ defendia uma sociedade livre sem controle de qualquer tipo de poder repressivo, fosse ele ideológico, político, econômico, social e jurídico.
b)    O______________ defende a primazia dos direitos do grupo sobre o dos indivíduos.
c)    O______________ tem como ideia central direcionar a produção industrial para o beneficio de todos os trabalhadores.
   9.   Assinale a alternativa que caracteriza as Revoluções de 1830.

a)    As revoluções de 1830 marcaram a derrota definitiva os aristocratas pelo poder burguês.
b)    Pôs fim a escravidão.
c)    Liberação do dinheiro público para construção de obras  para gerar emprego.
d)     Foi um movimento filosófico e intelectual que tinha o objetivo de acabar com o Antigo Regime.
e)    Denominação dada ao período caracterizado pela centralização de poderes nas mãos de monarcas absolutistas.
   10.  Qual foi o objetivo do Congresso de Viena?

a)    Dar poderes a burguesia local.
b)    Conjunto de obras publica destinado a atender a população russa.
c)    Representou uma tentativa de forças conservadoras recuperarem o poder político.
d)    Basicamente priorizava a liberdade e a iniciativa individual dos franceses.
e)    n.d.a.

GABARITO

1. C
2. D
3. B
4. V,F,V,V,F.
5. A
6. D
7. B
8. ANARQUISMO, SOCIALISMO e COOPERATIVISMO
9. A
10. C


Nenhum comentário:

Postar um comentário